quinta-feira, 14 de abril de 2011

Único "problema" de 2011, Red Bull tenta ajustar Kers por maior domínio

fonte: UOL ESPORTES

Getty Images


A temporada da Red Bull é excelente. Sebastian Vettel ganhou as duas primeiras corridas [Melbourne e Sepang] e mostrou que tem tudo para repetir o título de 2010. Entretanto, a equipe busca evoluir. O Kers, apesar de ainda não ter atrapalhado o piloto alemão, é um problema que os engenheiros da escuderia tentam resolver. O GP da China é uma oportunidade para que a dificuldade seja amenizada. Prejudicado pela ausência do sistema em seu carro, Mark Webber espera com ansiedade por mudanças.

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  • Sistema de Recuperação de Energia Cinética

    O Kinetic energy recovery system [em inglês] é um dispositivo presente nos carros, que armazena a energia das freadas em uma bateria e a transforma em potência para ultrapassar. Em 2009, o sistema foi usado pela primeira vez na categoria. Dirigentes da FIA retiraram o Kers da pistas em 2010, mas voltaram atrás e permitiram que os times voltassem a utilizá-lo nesta temporada, em uma das muitas medidas adotadas para dar maior emoção à F-1.
O Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kinetic energy recovery system) tem sido alvo de polêmicas na Red Bull. A escuderia admite a importância do mecanismo, mas ainda não o vê confiável. O desempenho de Vettel e o pouco tempo de intervalo entre os GP’s da Malásia e da China são outros fatores que pesam para que o Kers seja dispensado em Xangai.
A corrida acontecerá às 4h (horário de Brasília) deste domingo. A primeira sessão de treinos livres está marcada para as 23h desta quinta-feira. O traçado do circuito chinês pede o uso do Kers. Abrir mão do mecanismo pode ser algo decisivo para o desempenho dos pilotos da Red Bull na pista.
“Ainda engatinhamos no desenvolvimento do nosso sistema”, admitiu Adrian Newey, projetista da Red Bull. “Temos recursos e verba limitados. Com pouca experiência, estamos em um momento de aprendizado. Não somos um time de montadora, estamos tendo de desenvolver nós mesmos o Kers, o que nunca foi uma de nossas áreas de atuação”.
O histórico de Vettel deixa a equipe confiante. Entretanto, os problemas de Webber podem ser explicados pela ausência do sistema. Sem desculpa na primeira corrida da temporada, quando o Kers foi dispensando pela Red Bull, o piloto australiano apontou o mecanismo como vilão na Malásia. Ele terminou na quarta posição e teve problemas, principalmente na largada.

VOLTA VIRTUAL NA CHINA

  • Reprodução
Sem o dispositivo, o australiano caiu para o 10º lugar na primeira volta. Em prova de recuperação, Webber tinha dificuldade para completar as ultrapassagens. “Foi uma corrida dura. Não tive uma boa largada, e, em seguida, tive dificuldades sem o Kers nas longas retas e na saída da segunda curva”, explicou o australiano.
Sebastian Vettel teve maior sorte e contou com o sistema na largada e em certos momentos da corrida. O alemão apontou o Kers, ainda que sem muita força na escuderia, como o principal motivo para a sua vitória na Malásia.
Mais experientes no desenvolvimento do Kers, Ferrari e McLaren apostam em mais um GP da Red Bull sem este acerto. Uma corrida complicada para os pilotos rivais, em um circuito que privilegia a velocidade, poderá ser a chance que as escuderias esperam para tentar encerrar o domínio de Vettel e aumentar a má fase de Webber.

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