terça-feira, 14 de dezembro de 2010

No verão evite insolação!



Galera o verão já está às portas e com ele vem aquela vontade de tomar um banho de mar na praia, não é mesmo? Mas muito cuidado com a insolação!
A insolação se caracteriza pela exposição de uma pessoa por muito tempo ao sol, que produz os raios ultravioleta, responsáveis pelo bronzeamento da pele, e os raios infravermelhos, que são responsáveis pelo aumento da temperatura em dias ensolarados.
A desidratação e a queimadura da pele são os sintomas mais frequentes da insolação, especialmente em crianças e idosos. Quando alguém fica muito tempo sob o sol, a pele queima, suas células são destruídas e o líquido que fica entre essas células é eliminado.
Além disso, o suor e a respiração mais intensa facilitam a perda de água. Outros sintomas da insolação são dor de cabeça, tontura, vertigem, falta de ar, aumento da temperatura do corpo, mal-estar e vômitos. Sem contar o envelhecimento precoce e o aumento em 25 vezes da chance de a pessoa desenvolver câncer de pele, no caso de haver queimadura.
Outro problema se chama internação. Mesmo sem estar diretamente exposto ao sol, é possível ter internação. A areia reflete o sol e, desse jeito, aumenta a temperatura da pessoa pelo calor, não pela exposição direta ao sol. Nesse caso, a pessoa não queima, mas assa. Os sintomas são idênticos aos da insolação.
Para prevenir a insolação devemos evitar o horário entre 10h e 16h ( 11h e 17h no horário de verão ) e usarmos protetor solar durante o período de permanência ao sol. Beber bastante água e imprescindível, no mínimo três litros diários.
Muito cuidado também com os dias nublados, pois eles ainda produzem 70% do potencial de um dia ensolarado. Portanto antes de sair para tomar banho na praia e se divertir, pense um pouco e seja equilibrado, para evitar a insolação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário