Hoje é o dia Internacional das Mulheres, então primeiramente Feliz dia das Mulheres, agora vou comentar um pouco das mulheres que já passaram na Formula 1, sendo que só uma pontuou.
A mais famosa foi a Italiana Lella Lombardi, que no GP da Espanha, ela conseguiu chagar em 6°, depois da corrida ser interrompida e foi dado metade dos pontos, assim ela ficou com meio ponto, lembrando que a época era cheia da grandes pilotos e campeões como, Emerson Fitipaldi, Niki Lauda, James Hunt, Jacky Ickx, Mario Andretti entre outros.
Mas em outros esportes automobilísticos temos grandes mulheres, que conseguiram conquistar o seu espaço com o seu talento, por exemplo a Sarah Fisher, que foi a 1° mulher a conquistar uma pole na Formula Indy ou aDanica Patrick, ela que foi a 1° mulher a ganhar uma corrida em um circuito.
Voltando a Formula 1, a primeira mulher na Formula 1 foi a Maria Teresa de Filippis, que pilotou entre 58 e 59 e disputou 5 gps dos quais só 3 largou.
Tivemos também duas mulheres no mesmo Grande Premio, que foi o GP da Inglaterra de 1976, que ambas infelizmente não terminaram, foram Maria Teresa de Filippis e Divina Galica.
Divina Galica só disputou 3 GPs na Carreira, 1 em 76 e 2 em 1978.
Tivemos também a Sul- Africana Desiré Wilson, que em 1980 tentou se classificar para um Grande Premio a bordo da Williams, mas não conseguiu, mesmo assim ela fez um grande feito, venceu um Grande Premio a bordo de um Formula 1, no antigo evento Aurora F1, a corrida não valia para o campeonato, como presente, ela recebeu uma arquibancada em seu nome no circuito, onde ela venceu, Brands Hatch
A ultima mulher foi a Giovanna Amati, outra da Italia.
Essa foi a ultima a ser inscrita a um Campeonato, mas ela não foi tão bem, e não conseguiu participar de uma corrida e logo foi substituída.
Acredito que em breve teremos uma mulher a bordo de um Formula 1, tentarão chamar a Patrick, mas não conseguiram, mas hoje as mulheres estão empenhadas a conseguir um espaço na categoria, eu gostaria de ver uma mulher pilotando, e acho que a maioria dos fãs também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário