quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cuidado com os reviews - 10 erros muito comuns


Meninas queria deixar-vos aqui um pequeno alerta e ao mesmo tempo uma dica. Tenho estado a ler alguns reviews na net, em blogs e até mesmo em alguns sites americanos onde as pessoas podem comprar online e depois deixar a sua opinião sobre os produtos. Acho que a maior essência dos reviews está a perder-se e estão a começar a ser cometidos alguns erros que levam as pessoas a avaliar os produtos erradamente. Deixo-vos aqui exemplos de algumas coisas que achei erradas:
1) Uma pessoa avaliar negativamente um gel de limpeza de rosto por não remover a maquilhagem. Um gel de limpeza de rosto é o que o próprio nome indica, para limpar o rosto. Para remover a maquilhagem existem os desmaquilhantes (que, por isso mesmo, têm esse nome). Há alguns geis de limpeza que removem também a maquilhagem, mas isso deve vir indicado na embalagem, se não disser na embalagem é porque não é suposto remover a maquilhagem, logo ele está a cumprir a sua função - limpar a pele.
2) Uma pessoa avaliar negativamente um creme de hidratação sem ver o tipo de pele. Há frequentemente pessoas com pele seca a comprarem cremes de hidratação para pele normal, por exemplo, que depois dizem que o creme não hidrata, que a pele continua seca, etc. Temos de perceber que se o creme é para pele normal, é bem possível que não dê hidratação suficiente a uma pele seca, desidratada, que precisa de algo mais forte. Antes de escolherem um produto, tenham sempre atenção ao vosso tipo de pele, se o produto é adequado ou não.
3) Uma pessoa avaliar negativamente um champô/condicionador/máscara porque não deixa o cabelo liso ou encaracolado. Estes produtos não têm o fim de alisar ou encaracolar o cabelo (se assim fosse, não existiam modeladores, certo?) mas sim a função de ajudar nessa tarefa. Ou seja deixam o cabelo mais propício a ser esticado ou encaracolado, para que vocês depois o consigam fazer facilmente, não é para lavarem o cabelo e tchanan ele mudou completamente...
4) Uma pessoa avaliar negativamente uma linha de cuidados para a acne sem avaliar alguns factores. O acne é, e vai ser sempre, um dos principais problemas dos jovens e é preciso muito cuidado quando fazemos reviews (ou avaliamos para nós próprias) um desses tratamentos. Primeiro que tudo devemos compreender que, para um tratamento de acne começar a mostrar os seus efeitos, são necessários 3 meses (sim, leram bem), pois só ao fim de 3 meses a camada da pele que está a ser agredida foi completamente renovada, e é nessa "nova" pele que vocês vão poder ver os efeitos dos tratamentos. Também há quem não use protector solar durante o tratamento, quem tenha uma alimentação descuidada e quem use produtos com óleo durante o tratamento... tudo isso vai influenciar o resultado que se vai obter. Temos de compreender que um tratamento para o acne implica usarmos os produtos da mesma linha (que foram formulados para trabalharem juntos), todos os dias e noites sem excepção, durante os 3 meses, mantendo sempre uma alimentação equilibrada, usando sempre protector solar próprio para o rosto e oil free, bem como todos os outros produtos que aplicarmos devem ser oil free e não comedogénios. Só assim podemos avaliar correctamente um tratamento destes. Isto não quer dizer que todos os produtos funcionem, mas devemos ter o cuidado de o avaliar correctamente.
5) Uma pessoa avaliar negativamente um creme para a celulite sem ter tido todos os cuidados essenciais. Como no caso anterior, para acabar com a celulite não basta usar um creme. Um creme não vai nunca, nunca mesmo, acabar com a celulite por si só. É necessário seguir uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico e aplicar o creme TODOS OS DIAS, duas vezes por dia, com as massagens indicadas durante o tempo referido na embalagem para apresentar alguns resultados. Só se fizerem isso tudo direitinho podem realmente avaliar o produto.
6) Uma pessoa avaliar produtos que não são adequados ao seu tipo de pele, cabelo, idade ou às suas necessidades. Basicamente se o produto não está feito para responder às nossas necessidades, nunca vamos poder fazer um review correcto.
7) Uma pessoa avaliar negativamente um produto por ele não fazer algo... que não é suposto fazer.Este é um pouco semelhante ao tópico 1, temos de ler sempre muito bem quais são as características dos produtos, as suas funções, como devem ser usados e aquilo que se propõem fazer. Não está correcto avaliar um produto negativamente por não fazer uma coisa que ele também não diz que faz. Se eu compro, por exemplo, um rímel para dar volume às pestanas e o que ele se propõe é dar mais volume, eu não o posso avaliar negativamente só porque ele não alonga as pestanas...a sua função é dar-lhes volume e não alongá-las, percebem? Claro que há produtos que até fazem mais do que aquilo a que se propõem, mas isso é uma avaliação extra, uma coisa que o torna ainda melhor. Para um produto ser bom basta que cumpra com aquilo que promete, não precisa de fazer mais que isso.
8) Uma pessoa avaliar um produto quando só o usou uma vez. Os produtos precisam de ser usados mais que uma vez para serem avaliados correctamente, para podermos realmente ver o seu efeito. Os produtos de pele, por exemplo, precisam de ser usados durante, pelo menos, um mês (no caso de tratamentos de acne, 3 meses). Claro que há sempre alguns resultados imediatos que se notam, mas os verdadeiros resultados só aparecem ao fim de algumas utilizações.
9) Uma pessoa comentar ou avaliar negativamente um review sem justificação. É comum ver comentários do tipo "és uma mentirosa, isso não faz nada" ou "tu dizes que não presta mas eu adoro, estás a mentir" em alguns reviews. Temos de compreender que as pessoas têm peles, cabelos, organismos diferentes, daí que as coisas vão ter resultados diferentes em pessoas diferentes. Um review é uma exposição de opinião pessoal, de como aquele produto funcionou para aquela pessoa. Pode funcionar, ou não, igual para outras pessoas. Ao invés desses comentários, as pessoas devem comentar "olha eu por acaso experimentei, a minha pele é assim assim e assim e até funcionou bem" ou "eu experimentei, mas a minha pele é isto isto e isto e por isso não gostei".
10) As pessoas acharem que se mente nos reviews porque os produtos foram oferecidos. Lá haverá algumas pessoas que fazem isso, mas a política dos reviews é que nada interfira na nossa opinião. Se o produto foi oferecido, comprado ou roubado (joke) não interessa, o importante é dar a nossa opinião pessoal, dizer realmente como o produto funcionou para nós, consoante aquilo a que se propunha.

Bem meninas estes são os erros mais comuns que costumo ver em reviews, há outros claro, e há sempre pequenas coisas difíceis de controlar, mas temos sempre de ter algum cuidado ao avaliar um produto ou ao ler algum review, procurando sempre a essência do mesmo. Quando virem um review procurem o produto na net, vejam quais as suas funções, etc, para realmente perceberem o que é que se está a avaliar. Eu só vos quero ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário