quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tiririca é absolvido pela Justiça Eleitoral




O deputado federal, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, eleito no pleito do último dia 3 de outubro pelo PR-SP, foi inocentado nesta quarta-feira (1º) pelo  juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira. Segundo o magistrado, “a Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos, e não os funcionais”. Tiririca será diplomado no próximo dia 17 de dezembro.

Tiririca respondeu à uma ação penal na qual era acusado de forjar o documento entregue à Justiça Eleitoral que comprovava sua alfabetização. O deputado chegou a confessar que o texto foi redigido por sua esposa e alegou que as atividades circenses causaram lesões que dificultam a aproximação dos dedos indicadores e polegar.

No dia 11 de novembro, o palhaço participou de uma audiência no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para comprovar sua alfabetização. Na ocasião, o presidente do TRE-SP desembargador Walter de Almeida Guilherme, afirmou que Tiririca "leu e escreveu".  Resende Silveira definiu o desempenho do deputado como tendo “um mínimo de intelecção do conteúdo do texto, apesar da dificuldade na escrita”.

Além disso, o juiz considerou que "o conteúdo probatório trazido pela defesa e complementado pelo ditado simples, seguido de leitura e compreensão de texto, impõe-se a sua absolvição sumária".

Apoio do Presidente

Lula criticou a ação promovida contra o deputado julgando-a uma "cretinice". Para o Presidente, não há motivos para impedir a diplomação de Tiririca que representa um "cidadão do povo".

Eleição

Tiririca foi eleito com 1.353.820 votos para o cargo de deputado federal pela coligação Juntos por São Paulo (PR / PT / PRB / PC do B / PTdoB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário