quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Templo de Salomão (IURD)


Templo de Salomão será a maior catedral da Igreja Universal do Reino de Deusdo mundo, que está sendo construída no distrito do BrásSão PauloBrasil. A edificação será uma réplica do Templo de Salomão, conhecido também como o primeiro templo citado pela Bíblia. Esse localizava-se em JerusalémIsrael e fora destruído por Nabucodonosor II da Babilónia em 586 a.C.[1][4]

Índice

 [esconder]

[editar]Dados

Sua capacidade será de aproximadamente 13 mil pessoas sentadas, bem com uma área de 70 mil m2, o equivalente a 16 campos de futebol. O custo estimado da obra é de R$ 200 milhões.[1] O altar e a fachada do templo serão feitos com pedras nativas de Israel. A construção consumirá 28 mil m3 de concreto e duas mil toneladas de aço, o bastante para construir duas vezes, o Palácio do Planalto que é a sede do gabinete presidencial localizado na cidade de Brasília.
Cquote1.svgO local não será de ouro, mas as riquezas de detalhes empregados em cada parte do templo serão muito parecidas com os do antigo santuário.Cquote2.svg
— Edir Macedofalando a respeito do Templo.[7]
O Templo de Salomão contará com 126 metros de comprimento, 104 metros de largura, 55 metros de altura com dois subsolos, que corresponde a de um prédio de 18 andares, quase duas vezes a altura da estátua do Cristo Redentor, diz o blog oficial do Bispo Edir Macedo. E o complexo terá 36 Escolas Bíblicas com capacidade para receber mais de 1,3 mil crianças, estúdios de televisão e rádio, auditório para 500 pessoas e estacionamento para mais de mil carros. Além de 59 apartamentos do tipo kitchnets, 12 apartamentos com 1 suite e 13 de duas suítes. "Este empreendimento é arrojado e empregará tecnologia de ponta para que, quando as pessoas entrarem no local, viajem pelo tempo e sintam-se como se estivessem no primeiro templo construído por Salomão." Rogério Silva de Araújo, arquiteto responsável pela obra em entrevista.
A futura instalação irá ocupar a metade de um quarteirão da avenida Celso Garcia que fora comprados 24 imóveis na desse mesmo local e na João Boemer e na Júlio César da Silva. A atual igreja do Brás que cabe cerca de 4 mil pessoas sentadas, poderá se transformar em uma outra área ainda não definida. A construção, segundo os organizadores, foi projetada para causar o menor impacto possível ao meio ambiente, e será construído com materiais já reutilizado com alta tecnologia, que proporcionarão o uso consciente da energia, possibilitando a reutilização de água e energia. Além disso Macedo diz que ainda a igreja terá um memorial com 250 metros quadrados que poderá ser usado como um espaço para exposições e eventos diversos. "A ideia seria contar ali não só a história da Igreja, mas também explicar um pouco do funcionamento do templo como obra de engenharia." Diz Edir. Ao derredor do templo, será somente possível a passagem de pedestres, fazendo assim que a igreja se destaque pois está somente entre as paisagens.

[editar]Pré-construção

Panorama vista por cima do templo e as ruas localizadas ao lado.
Antes de começar a erguer a megaconstrução no Brás, a Igreja Universal do Reino de Deusterá que fazer mais de 10 melhorias ao redor da região bem como a instalação de semáforose equipamentos para a passagem de pedestres em diversos cruzamentos próximos do conglomerado, com rede interligada. Ainda é necessário instalar guias rebaixadas para deficientes físicos, colocar câmeras que tem gravador de DVD interligado ao sistema de controle da CET, iluminação específica nas faixas de pedestres em alguns cruzamentos, fazer melhoramento e implementar sinalização no solo das vias no local e também sinalização de placas, além de gradil para guiar os pedestres às faixas. A igreja deverá também fazer um convênio constante, para estacionamento de 50 ônibus fretados na região.
Foto tirada em 18 de Novembro de 2010 do local em que será construído o templo.
O dano no trânsito não está relacionado apenas nas vias no entorno da igreja, mas as ruas que estão localizadas bem próximos e também o transporte público, de acordo com especialistas em trânsito da cidade. "As medidas recomendadas pela CET vão dar segurança exata nas vias ao lado da nova igreja. Mas os pontos próximos terão problemas", segundo análise do engenheiro de tráfego e ex-técnico da companhia Alexandre Zum Winkel. Ele mostra que o maior impacto será nos horários de começo e término dos cultos e os gargalos vão ter reflexos pela região local."Na Celso Garcia, não passa mais do que 800 veículos por hora e por faixa num semáforo. Imagina quando o volume de veículos crescer, com o pessoal indo para os cultos. Ficará travado, a não ser que se faça uma operação especial nas redondezas e se deixe os semáforos abertos". Diz o consultor especialista Horácio Figueira.
Em 8 de agosto de 2010Edir Macedo reuniu milhares de pessoas no terreno do templo, onde foi feita uma reunião com o objetivo de lançar a pedra fundamental do projeto do templo. Na mesma semana, o Bispo lançou duas contas bancárias para quem quisessem fazer suas doações em prol da construção.[11] Em 28 do mesmo mês, o prefeito da cidade de São PauloGilberto Kassab, assinou o decreto de R$ 15,7 milhões destinados a reformas urbanas para os bairros da Lapa e no Brás. E que isso não irá atrapalhar as construções no local. Na mesma semana, pastores e fiéis da Igreja Mundial do Poder de Deus disseram que não aprovam liberação de alvará do futuro templo da IURD, localizado na mesma rua da Mundial. Porém, a Universal já conseguiu licença para construir o Templo de Salomão na mesma rua da outra igreja. E diz que "não tem ingerência sobre nenhuma lacração de qualquer imóvel". No site oficial do templo, é possível ver a construção ao vivo durante 24 horas por dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário