Segurança no Trabalho |
Sabemos que o trabalho é completamente essencial para a vida das pessoas, porque é através dele, que mais da metade da população, faz jus ao seu meio de subsistência e por isso, que a gente tem que pensar que todo o cuidado é sempre pouco. A segurança no trabalho há tempos é um tema bastante comentado. Isso porque são obrigatórias duas coisas aos trabalhos que possuem determinados riscos a vida e a saúde do trabalhador: Adicional de insalubridade na remuneração, e os devidos equipamentos de segurança, exigidos para o bom desempenho do trabalho. Por isso que quando falamos nos capacetes, nos protetores auriculares, estamos falando em proteção, não só a saúde, mas a vida, e a empresa também, de certa forma.
A segurança no trabalho protege também a empresa, porque não? Isso porque quando seus funcionários acabam se contundindo devido a inércia, a irresponsabilidade, a empresa será responsável, tanto no âmbito civil, quando na justiça do Trabalho, quanto no criminal, dependendo daquilo que acontecer. Claro que temos que analisar cada caso concreto, para que a gente possa entender o que se passou, e o que está acontecendo. Porém, o mais correto é que a empresa não deixe nem de passar os devidos equipamentos, e nem que deixe de fiscalizar o seu uso.
A segurança do trabalho existe para que o trabalhador possa se sentir garantido, seguro, e se certa forma, se a empresa fornecer os equipamentos, nada mais do que natural você fazer uso deles, e não deixar eles de canto, e colocando a sua vida em risco. Nesses casos, a justiça do trabalho não reconhece indenização, por isso, mas vale você se garantir de ter uma vida livre, do que pensar em se machucar devido ao valor pago na indenização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário