sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A Evolução da TV


Hoje em dia todo tipo de conteúdo é em alta escala e em alta qualidade, vídeos, textos, fotos, etc., uma das únicas coisas que ainda não chegou a este patamar é a velha e antiga Televisão, nunca chegaram a um acordo de como a TV deveria ser na era da Internet. Muitas pessoas já nem assistem mais canais de televisão (eu inclusive) porque ter que esperar por um programa em determinada hora pode ser chato, já outros usam TiVo, a necessidade da nossa sociedade capitalista ocupada de hoje pede programas sem horas específicas.
Niklas Zennström e Janus Friis (fundadores do KazAa e Skype) criaram o The Venice Project mais tarde renomeado para Joost (pronunciado juice em inglês). O Joost ainda está em private beta (só testa quem conseguir um convite) e ainda tem muito que ser desenvolvido segundo eles. O programa reproduz vídeos em sua maioria de canais de TV usando P2PTV, que é o mesmo sistema utilizado pra baixar músicas via P2P. O programa disponibiliza o vídeo em várias partes e depois procura fontes (pedaços) mais próximas como por exemplo, seu vizinho que já tenha baixado alguma parte do prorama que você queira assistir então o Joost baixa as fontes dele, assim também procura em outras fontes de outros lugares próximos pra equilibrar, deixar o processo democrático e não consumir toda conexão do seu vizinho nem de ninguém.


Configurações mínimas do programa (esq.) e as do meu computador antiquado (dir.)
O Joost só vai aceitar conteúdo de empresas de TV, quem quiser contratos com eles, deste jeito evitando a pirataria (pelo programa) e usando também chaves de segurança aprovadas pelo governo dos EUA. A qualidade do vídeo não vai ser HD ou de DVD, mas também não vai ser ruim, todos os vídeos vão tocar em tela cheia em resolução widescreen ou normais de acordo com o seu monitor. A conexão não está específica nos requisitos básicos, mas pra poder assistir vídeo sem ser interrompido uma conexão boa é recomendável, uma hora assistindo a vídeos de TV consome mais ou menos 320MB baixados e 105MB uploaded, então de acordo com algums cálculos, duas horas assistindo TV por dia seria equivalente a 25GB baixados e 8GB mandados por mês na sua conta do provedor. Mas o tamanho dos vídeos pode diminuir dependendo do número de fontes (como uma fonte BitTorrent, quanto mais fontes, mais rápido).
Tela de login
Vídeo Full-screen em uma tela 1280x1024
Menu
Vídeos Populares
Vídeo tocando
O Design dos Controles é bem parecido com a interface do OS X da Apple, a usabilidade é simples e todos os controles são fáceis de encontrar, atualmente só existe versões do Joost pra Macs e Windows, Linux vai ter uma versão logo também…
O Joost é organizado por canais, como os de TV normal, mas eles funcionam quase como RSS feeds, a programação chega quando a emissora decide coloca-la no ar e ficam lá disponíveis pra quando você quiser assistir, dá pra fazer uma lista de canais preferidos (My Channels) e também criar canais baseados em palavras chaves de pesquisa, então se eu quiser saber dos últimos vídeos do Green Day, é só procurar por Green Day, adicionar ao My Channels, e conferir quando chegam novos vídeos.
Biblioteca de Canais do Joost Catalago de Canais do Joost
Dentro do Joost widgets são suportados também, como relógio, notice board, news ticker, e até da pra entrar no Google/Jabber pelo do Joost.

 A equipe do Joost disse que vai implementar ainda um sistema de “comentários“, quase como legendas, só que os comentários estarão no meio dos vídeos, com sistema de votações para os melhores comentários, mais informativos ou mais engraçados…
De qualquer forma o Joost vai revolucionar a maneira como assistimos TV, já que vai disponibilizar programas de graça pra todo mundo, ainda não se sabe como vão incluir publicidade, mas rumores dizem que serão 1 minuto de propaganda a cada 1 hora de programação ou talvez  da pra tentar vender filmes pelo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário