sábado, 4 de dezembro de 2010

Dicas para limpeza da impressora


Segundo especialistas, praticamente na totalidade de casos em que a impressora demonstra alguma falha na impressão, a causa está relacionada à limpeza do aparelho. Portanto aí vai algumas dicas de higiene para você se previnir contra futuras inconveniências.

Antes de tudo, você deve saber quais são os principais componentes de uma impressora: a placa lógica, que coordena o trabalho da impressora, os motores, engrenagens e correias responsáveis pelo deslizamento do carro de impressão (onde vão os cartuchos de tinta, os botões de ligar, correr folha), o eixo pelo qual o carro se movimenta e as chamadas cabeças de impressão — nos modelos HP, essas cabeças são descartáveis; o contrário acontece com os equipamentos da marca EPSON.
Leia o parágrafo acima sobre partes da impressora
Na maioria das vezes, os problemas são decorrentes de poeira grudada nas engrenagens, o que transtorna a passagem do carro de impressão. O óleo que lubrifica as engrenagens também pode acabar prejudicado, refletindo em defeitos nas peças internas ou até mesmo em um ruído inesperado durante a impressão.

Não estamos dizendo que você precisa limpar a impressora diariamente. Aliás, apenas uma ou duas olhadas por ano já são suficientes para garantir o bom funcionamento. E o melhor é que você acaba economizando aí um bom trocado com técnicos que aproveitam da ignorância alheia para cobrar preços nada justos.

Atenção especial aos cartuchos 

Felizmente, a maioria dos problemas que podem vir a ocorrer na hora da impressão, como manchas nas folhas e outras falhas, são resolvidos facilmente pelo cartucho — uma peça que qualquer usuário pode mexer sem medo de prejudicar a impressora.

Quando ficamos muito tempo sem utilizar a impressora, é comum que a tinta no cartucho fique seca, resultando em falhas como as citadas acima. O mais indicado é acessar o gerenciamento de impressão — software que acompanha o equipamento — e seguir os passos lá indicados. Para isso, faça o seguinte caminho: Iniciar, Impressoras e fax, Escolha a impressora, clique em Propriedades e siga os passos indicados pelo programa.

Se as sugestões não forem suficientes para consertar o defeito das impressões, então faça manualmente. Para tanto, pegue um pano pouco umedecido com água, retire o cartucho do carro de impressão e esfregue a área em que sai a tinta.  É importante precaução para não encostar as mãos nos conectores do cartucho! Se por ventura isso ocorrer, pegue e passe uma borracha branca  (dessas comuns) sobre ele.
Para cartuchos da Epson, um cotonete limpo nas bordas de onde sai a tinta pode ser a solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário