segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

10 dicas para escolher a câmera digital certa para você

Já tinha ouvido outros fotógrafos blogueiros falando que o maior número de questionamentos que eles recebiam eram coisa do tipo: Que câmera digital compro? Como escolher uma câmera digital para mim? Onde consigo uma câmera digital boa e barata? Todas as câmeras digitais são iguais?
E para a minha surpresa, mal comecei esse blog e já estão chegando questionamentos desse tipo. OK, quando se fala em câmeras digitais existe um mundo de opções que, muitas vezes, confunde até os fotógrafos mais experientes e quem dirá pessoas que querem uma câmera digital apenas para registrar momentos de família?
Pensando nisso resolvi escrever esse artigo com 10 dicas para escolher a câmera digital ideal para você. Outro ponto que quero resolver é auxiliar as pessoas que querem iniciar a vender fotos e têm dúvidas de qual equipamento comprar.
Nesse primeiro artigo não tenho a pretensão de esgotar esse tema, pois existem diversos motivos que influem na escolha da maquina digital ideal para você desde características técnicas até algumas opções sentimentais. O que pretendo aqui é dar dicas e cuidados que precisa tomar para fazer a escolha mais acertada possível:
cameras digitais
Chega de enrolação e vamos as dicas:
1. Determine o que você precisa:
Um grande erro que muitas pessoas cometem na hora de comprar uma câmera digital é comprar alguma coisa alem da sua necessidade. Para que você faça uma escolha mais acertada tente responder as seguintes questões:
  • Você precisa da câmera para que?
  • Que tipo de fotografia você quer fazer? (fotos de família, retratos, landscapes, macro, esportes)
  • Em que condições você irá fazer a maiorias das suas fotografias? (em ambientes fechados, na rua, com pouca luz, muita luz)
  • Você pretende utilizar a câmera digital sempre no modo automático ou pretende aprender realmente a arte da fotografia?
  • Qual o nível de experiência você tem com câmeras digitais?
  • Que tipo de características na maquina digital você está procurando? (grande zoom, estabilizador de imagens, LCD grande, facilidade de uso, preço)
  • Qual importância você dá ao tamanho da câmera (sua portabilidade)?
  • Quando você quer gastar?
Responda você mesmo essas perguntas antes de ir as compras, pois assim você estará em uma posição muito melhor na hora verificar as ofertas disponíveis. Muito provavelmente o vendedor ira lhe fazer as mesmas perguntas (se for um bom vendedor, claro), mas se você fizer a lição de casa terá tempo para pensar e escolher a câmera correta para o seu perfil.
2. A quantidade de Megapixels não é tudo
A característica mais comentada e utilizada para vender câmeras digitais é quantidade de megapixels.
Quando comprei a minha primeira DSLR ela tinha 6.1mp e paguei umas 4 vezes o valor de câmeras normais com 10mp. E sempre quando as pessoas faziam a clássica pergunta: “Quantos megapixels tem a tua câmera?” e eu respondia, invariavelmente ouvia a resposta: “Só isso?”.
Infelizmente, o que as pessoas não entendem é que a quantidade de megapixels vai te permitir apenas imprimir fotos maiores, entretanto, se você não vai imprimir fotos grandes ou vai utilizar as fotos apenas para deixar no computador ou enviar por e-mail. Mais megapixels te causarão apenas mais problemas com espaço em disco e mais trabalho para redimensionar fotos para enviá-las por e-mail.
Se você vai imprimir fotos de tamanho normal (10X15, 14X21) uma câmera de 4 megapixels é mais do que suficiente. Agora se você pretende vender as suas fotos pense com carinho na quantidade de megapixels, pois quanto mais megapixels a sua câmera tiver você pode conseguir comissões maiores por foto vendida.
3. Pense nos acessórios “extras”
Lembre-se que dependendo de como você ira utilizar a sua câmera digital você terá / precisará comprar mais alguns extras como:
  • Bolsa, mochila, capinha
  • Cartão de memória
  • Baterias e / ou pilhas recarregáveis reserva
  • Lentes (se você comprar um DSLR)
  • Filtros (e outros acessórios para lentes)
  • Tripé ou monopé
  • Flash
  • Rebatedores
Em algumas empresas você pode achar pacotes completos ou ganhar um desconto quando compra tudo junto. Mas lembre-se, que nem tudo que eles oferecem realmente você precisa. Tente não ser impulsivo e comprar coisas desnecessárias que você não utilizará ou acessórios não adequados para a sua necessidade como, por exemplo, um cartão de memória de 1 gb porque é mais barato.
4. Você já possui algum acessório de câmera fotográfica?
Acessórios de câmeras podem te ajudar a economiza algum dinheiro e a facilitar a sua escolha, pois você precisará comprar um câmera que seja compatível com eles.
5. Câmera DSLR ou câmera digital normal?
Cada vez mais as DSLRs estão mais acessíveis entretanto elas não são para todos. Tenha em mente que, normalmente, elas são mais pesadas, maiores, mais caras, difíceis de manter o sensor limpo (se você troca lentes) e são mais complicadas de operar do que as câmeras digitais normais. OK elas também tem as suas vantagens. Falarei nisso com mais detalhes em um próximo post ou leia esse da DPS (em inglês).
6. Lembre-se: O que vale é o zoom ótico.
Nem todos os “zooms” são a mesma coisa.
Quando você está procurando uma câmera digital você sempre ouvirá duas coisa: zoom ótico e zoom digital.
Recomendo que você leve em consideração apenas o zoom ótico para tomar a decisão de compra. O zoom digital, a grosso modo, só aumenta os pixels da sua foto e a deixará mais “pixelizada” ou com ruído.
7. Leia artigos, opiniões sobre a câmera
Antes de comprar uma maquina fotográfica digital reserve um tempo para fazer uma pesquisa. Não acredite apenas no vendedor, não acredito na primeira opinião que você conseguir, lembre muitas pessoas são pagas para oferecer determinada marca de câmera ou modelo.
Leia artigos, revistas especializadas em fotografia, sites especializados e fóruns, pois existe muita informação de qualidade espalhada por ai.
8. Faça um teste drive
Depois de você ter decidido o tipo de câmera que você não quer e ter reduzido a quantidade de maquinas digitais que atendem os requisitos que você definiu no item um. Mãos a obra, vá até a loja e teste qual a câmera digital que melhor se adapta a você. Não existe teste melhor.
9. Procure, negocie, chore, peça desconto, ameace não comprar.
Após ter encontrado a câmera correta você precisa achar o melhor preço.
Novamente, volte para a internet câmera digital em sites especializados de comparação de preço especificamente para o seu modelo desejado e após isso corra atrás da melhor opção de preço e negocie, chore, peça desconto, ameace não comprar e faça de tudo para ganhar um desconto ou então peça um cartão de memória, um bolsa, pilhas… enfim qualquer coisa gratuita junto. Se você tem vergonha, lembre-se: você nunca recebera desconto se não pedir.
10. Quais são as suas dicas?
Socialize através dos comentários quais são as suas dicas para comprar uma câmera digital:

Nenhum comentário:

Postar um comentário