sábado, 4 de dezembro de 2010

Exercícios físicos: cuidados especiais para o verão


Mariah Simonato

Na estação mais quente do ano, já virou tradição correr para academias em busca da tão sonhada boa forma. Com o objetivo de não fazer vergonha ao desfilar com um biquíni nas areias de sua praia favorita, as pessoas começam a se empenhar em dietas e exercícios físicos, muitas vezes, exagerados. Mas o canal Tommasi Saúde lança a seguinte dúvida: é possível conseguir um bom condicionamento físico, ou seja, um corpo sarado, em apenas algumas semanas de atividades físicas?  É saudável deixar uma vida sedentária e partir tão forçosamente para uma rotina intensa de exercícios?

A prática de exercícios é com certeza recomendável, no entanto, para ser saudável ela precisa vir acompanhada de uma série de outros fatores. Primeiro, é preciso fazer uma avaliação física, que tem por objetivo verificar as condições clínicas e o nível de condicionamento do corpo.  Vale lembrar que as atividades físicas devem ser tratadas como uma escala progressiva, ou seja, a pessoa tem que começar do zero e ir praticando lentamente tais atividades.

É importante ainda lembrar que o Verão é uma estação que exige cuidados especiais para atividades físicas, especialmente se elas forem realizadas ao ar livre. As altas temperaturas e a exposição excessiva ao Sol podem provocar problemas sérios. Nesta época, é preciso tomar mais cuidado com o horário em que vai se praticar exercícios em função da temperatura ambiente. Qualquer atividade no verão é altamente recomendável, desde que tomadas precauções específicas para começar a prática.

Portanto, se você deseja começar a se exercitar agora, ainda dá tempo! Procure um profissional que lhe dará uma orientação especializada e adequada para sua condição física e que não traga riscos para sua saúde. Com uma carga de exercícios bem dimensionada, hábitos saudáveis e alimentação equilibrada, os resultados chegam.

O canal Tommasi saúde dá algumas dicas para você que pretende começar a se exercitar!!!
Existem algumas recomendações básicas para a prática de exercícios físicos:
1- Escolha um tipo de atividade física que você goste. Nenhum exercício feito sem prazer trará resultados positivos;
2- Não faça exercícios em jejum ou logo após as refeições;
3- Procure sempre se hidratar antes, durante e depois dos exercícios;
4- Escolha um local agradável.  O conceito de agradável é uma opção pessoal. Você pode se sentir bem, fazendo exercícios em casa, numa academia ou na praia;
5- Use roupas e calçados adequados. Nunca faça exercício sentindo muito calor ou muito frio.  Não cometa o engano de achar que suar faz perder peso, porque você apenas perde água e se desidrata.
Que exercícios podemos praticar?
Os exercícios que trazem mais benefícios para a saúde são os chamados exercícios aeróbicos. Nadar, correr, andar, pedalar e dançar, são exemplos de exercícios aeróbicos que podem ser indicados na dependência da preferência pessoal, nível de aptidão física, aprendizado anterior, etc. Escolha sua modalidade e siga algumas orientações:

1- Procure fazer com que o exercício dure pelo menos 20 minutos. O ideal é que a duração do exercício seja de 20 a 60 minutos.
2- Realize a atividade num nível de intensidade confortável. O exercício não precisa e não deve ser exaustivo para ter benefícios.
3- Faça atividade física no mínimo 3 vezes por semana. Exercícios exaustivos realizados esporadicamente são mais prejudiciais que a inatividade.
4-  Antes de iniciar sua atividade faça alguns exercícios de alongamento. Além do efeito do resfriamento e aquecimento terão efeito de melhorar sua flexibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário